ANDAIMES

Utilizados em construções, na demolição, pintura e limpeza de fachadas, reformas e manutenção em geral, os andaimes são estruturas com plataformas usadas para alcançar pavimentos superiores de determinada obra. O trabalho em andaimes é caracterizado como trabalho em altura e, como tal, requer estudo prévio a respeito dos riscos associados à atividade, além de planejamento, organização e execução que garantam a segurança dos funcionários.

A Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18), que trata das condições de trabalho na indústria da construção, é responsável por especificar as características que um andaime deve ter para ser considerado seguro e adequado para o trabalho. Entre as regras determinadas pela Norma estão a obrigatoriedade de piso antiderrapante, nivelamento da estrutura e forração completa.

TIPOS DE ANDAIMES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Andaimes fachadeiros
São montados com quadros metálicos, sapatas e placas de base que se encaixam e formam uma estrutura apropriada para fachadas de prédios, tanques e silos. Oferece muita segurança aos trabalhadores, permitindo o fácil acesso de pessoas e de materiais.

Andaimes simplesmente apoiados
Sua estrutura fica simplesmente apoiada em uma superfície de suporte, e são independentes da edificação. São muito utilizados por pintores e carpinteiros.

Andaimes móveis
São apoiados sobre rodas e geralmente presentam dimensões reduzidas. São usados sobretudo em trabalhos de acabamento e instalação.

Andaimes em balanço
Este modelo consiste em plataformas suspensas de trabalho. São utilizados em locais em que o solo é muito irregular e não permite a utilização de andaimes apoiados no solo.

PROJETOS QUE EXECUTAMOS