ESCORAMENTO

Para realizar a concretagem segura de vigas e lajes, é preciso montar adequadamente não apenas as fôrmas, mas também o escoramento delas. É esse sistema que irá sustentar o peso do pavimento enquanto o concreto não endurece e adquire resistência.

Para que não sejam usadas peças demais ou de menos, ou em posições erradas, engenheiros especializados fazem um projeto específico do escoramento da laje. O desenho que chega à obra contém informações precisas sobre distâncias e cotas, peças que devem ser usadas, além de orientações importantes para a montagem com segurança dos componentes.

ESCORAMENTO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Escoramentos são amparos colocados na forma para que aguente sua própria carga de peso até que o concreto esteja completamente resistente, assegurando uma perfeita acomodação da concretagem. Pode ser utilizado também como sistema de suporte para alguns equipamentos da construção. É um sistema extremamente importante por trazer segurança para a construção civil.

Obrigatoriamente precisam de escoramento todas as formas para concreto que não estejam diretamente sustentadas sobre outra estrutura existente ou sobre o solo. O tempo necessário de escoramento depende das características de cada projeto, podendo variar de acordo com o clima, uso de outros elementos na obra entre outros.

São encontrados diversos tipos de escoramentos, que podem ser metálicos ou de madeira, cada um com um objetivo específico.

PROJETOS QUE EXECUTAMOS